Incoming Erasmus+ Mobility          Estágios/Emprego

Contabilidade e Auditoria

O curriculum da Licenciatura em Contabilidade e Auditoria (LCA) está estruturado de forma a propiciar aos alunos um conjunto de competências e capacidades que os habilite com conhecimentos teóricos (saber), com conhecimentos técnico-profissionais (saber-fazer), com competências sociais e relacionais (saber-fazer social) e ainda lhes crie o espírito de se manter actualizado (saber-aprender). Os objectivos gerais da LCA visam o aprofundamento dos conhecimentos necessários à prática da contabilidade, da auditoria, da fiscalidade, etc. e, em simultâneo, o desenvolvimento de projectos próprios de uma educação de nível superior. Ao nível profissional, os objectivos centram-se na capacidade que o contabilista terá para o desenvolvimento de métodos e processos que lhes proporcione uma carreira profissional profícua, a todos os níveis.
Para atingir este os objectivos gerais do curso, o programa curricular assenta numa formação sólida nos diversos ramos da contabilidade: contabilidade financeira, contabilidade de gestão, contabilidade pública, fiscalidade, auditoria e em disciplinas afins, além de outras matérias indispensáveis à sua formação.

Desde 2024, a Licenciatura em Contabilidade e Auditoria pertence ao restrito número de cursos reconhecidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados para acesso pela OPÇÃO 1 – Projeto Integrado em Curso Superior Protocolado com a OCC. Este reconhecimento resulta de LCA integrar no seu plano de curso 2 unidades curriculares de Simulação Empresarial (16 ECTS).

Informação do curso

Código DGES 9061
Duração 3 anos
Regime Tempo integral, com ensino presencial e em horário diurno
ECTS 180 créditos
Comissão científica Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis (Diretor de Curso)
Maria de Fátima Travassos Conde
Maria do Castelo Batista Gouveia
Estrutura curricular Programa das unidades curriculares

Objetivos, metodologias de ensino e aprendizagem, bibliografia e regime/sistema de avaliação

Plano aprovado pelo Despacho 9273/2007 21 de Maio, DR 97, 2ª série, alterado pelo despacho nº 176/2010, 05-01, DR 2, 2ª série

Documentos Registo, Acreditação, Empregabilidade,…
Dados estatísticos https://infocursos.mec.pt

 

Acesso e Ingresso
Provas de ingresso Candidatura 2025
Um dos seguintes conjuntos:
16 Matemática
18 Português
ou
04 Economia
16 Matemática
ou
09 Geografia
16 Matemática
Classificações mínimas Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo As classificações mínimas da média do secundário e das provas de ingresso, a usar na fórmula de cálculo, são fixadas anualmente por cada instituição de ensino superior e são divulgadas no Guia da Candidatura na página da DGES.