E-MAIL DOS/AS COLABORADORES/AS
Todos/as os/as colaboradores/as do ISCAC recebem uma conta de e-mail institucional, para a qual são enviadas, frequentemente, mensagens pelos serviços administrativos. É considerado o meio de contacto preferencial com toda a comunidade escolar, pelo que se apela à sua utilização regular.
Como receber todas mensagens enviadas para o endereço de correio electrónico do ISCAC?
a) Reencaminhar o correio electrónico para uma conta externa
Configurar numa conta externa (gmail, hotmail, etc) o recebimento de mensagens de outras contas. Para isso consulte as informações desses serviços de e-mail.
b) Configurar a conta do ISCAC no Outlook, Thunderbird, Apple Mail, ou outra aplicação cliente de mail
O/A utilizador/a pode configurar uma aplicação cliente de e-mail (“Microsoft Outlook”, “Thunderbird”, “Apple Mail”, etc.) para receber as suas mensagens. Durante a configuração da conta de correio electrónico do ISCAC deverá indicar alguns parâmetros:
– Endereço de correio electrónico: <username>@iscac.pt
– Tipo de conta: POP3
– Servidor de recepção de correio: mail.iscac.pt
– Servidor de envio de correio (SMTP): smtp.iscac.pt
– Username: username
– Não deixar mensagens no servidor
– Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 995)
– Usar ligação encriptação (TLS) para envio de correio (porta 587)
SISTEMA WEBMAIL
Outra forma para consultar o e-mail é através do sistema webmail, disponível no endereço https://webmail.iscac.pt.
EMAIL DOS/AS ALUNOS/AS
Todos/as os/as alunos/as do ISCAC recebem uma conta de e-mail institucional, para a qual são enviadas, frequentemente, mensagens pelos serviços administrativos. É considerado o meio de contacto preferencial com toda a comunidade escolar, pelo que se apela à sua utilização regular.
GOOGLE APPS – GMAIL (Correio electrónico dos/as alunos/as)
Endereço web para aceder ao sistema de mail (Google Apps)
O endereço para aceder à plataforma e aos seus serviços está disponível em http://webmail.alumni.iscac.pt
Username e Password
As credenciais de acesso ao gmail e aos outros serviços do Google Apps são as mesmas utilizadas para aceder ao inforestudante, moodle, suporte, wifi,…)
Endereço de correio electrónico
O endereço de correio electrónico dos/as alunos/as tem o formato iscac<n>@alumni.iscac.pt ou a<n>@alumni.iscac.pt.
Reencaminhamento de e-mail
O/A aluno/a pode configurar um ou mais reecaminhamentos na plataforma do Google Apps.
Como?
Após iniciar a sessão no gmail (http://webmail.alumni.iscac.pt), seleccionar o botão “definições”, no canto superior direito, “Definições”, “Encaminhamento e POP/IMAP”, e seleccionar o botão “Adicione um endereço de reencaminhamento”. É enviado um código de confirmação para validar a autorização para o e-mail que recebe o encaminhamento. Consulte esse e-mail e seleccione o link aí sugerido. De seguida, abra novamente as definições de encaminhamento do seu e-mail e no separador “Encaminhamento e POP/IMAP”, active a opção Encaminhar uma cópia do e-mail recebido.
Configurar clientes de mail (Outlook, Thunderbird, Apple Mail, Android,….)
Para aceder às mensagens do Gmail com um cliente ou com um dispositivo que suporte o IMAP, como o Microsoft Outlook ou o Apple Mail, deve Activar o IMAP no Gmail.
Como?
Iniciar uma sessão no Gmail,
seleccionar Definições, na parte superior de qualquer página do Gmail,
seleccionar Encaminhamento e POP/IMAP
seleccionar Activar IMAP
e Guardar alterações.
Para configurar os clientes de mail deve indicar os seguintes dados:
– Endereço de correio electrónico: iscac<n>@alumni.iscac.pt ou a<n>@alumni.iscac.pt
– Tipo de conta: IMAP
– Servidor de recepção de correio: imap.gmail.com
– Servidor de envio de correio (SMTP): smtp.gmail.com
– Username: endereço de e-mail
– Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 993)
– Usar ligação encriptação (SSL) para envio de correio (porta 465)
Se pretender configurar o seu cliente de e-mail com ligação POP (as mensagens são transferidas para o seu dispositivo), deve indicar:
– Tipo de conta: POP
– Servidor de recepção de correio: pop.gmail.com
– Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 995)
– mantendo-se os restantes dados.
SUPORTE
Quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o sistema de mail, podem ser comunicadas pelo sistema habitual de suporte, https://suporte.iscac.pt, ou directamente para o endereço suporte.informatica@iscac.pt.
Todos os endereços de correio electrónico institucionais são adicionados automaticamente a listas de distribuição (mailinglists) que os serviços administrativos utilizam para enviar informações académicas, conferências e outros eventos, formações, cursos breves, oportunidades de estágio/emprego, etc.
Recomenda-se a utilização regular do endereço de correio electrónico institucional e a configuração de um software cliente de mail, como o Outlook, Thunderbird, ou outro, para receber os respectivos e-mails. Para mais informações sobre como receber o e-mail, consulte a seção Configurações.
Inforestudante, moodle, portal, mail, rede sem fios eduroam, salas de informática, suporte
A alteração do código de acesso aos vários sistemas informáticos que o ISCAC disponibiliza à sua comunidade (inforestudante, infordocente, moodle, webmail dos colaboradores, webmail dos alunos (plataforma Google), rede wifi eduroam e outras, salas de aula, sistema de suporte), pode ser feita no endereço https://accounts.iscac.pt.
A recuperação do código de acesso dos/as estudantes pode ser efectuada:
– através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt, ou
– no gabinete de informática, em horário de atendimento, mediante um documento de identificação (CC, BI, etc.).
A Coimbra Business School | ISCAC disponibiliza redes wifi à sua comunidade académica bem como a todos/as os/as visitantes ou utilizadores/as em roaming, com vista a proporcionar o acesso a recursos informáticos.
Rede EDUROAM
A rede wifi eduroam está disponível a toda a comunidade académica do ISCAC (docentes, não docentes, estudantes), bem como a utilizadores/as que façam parte da Comunidade Académica Nacional e Internacional e cuja instituição a que pertencem tenha aderido ao projeto eduroam (utilizadores em roaming). Atualmente, é possível aceder à rede eduroam da CBS ISCAC, fazendo uso da norma 802.1X (autenticação PEAP/MSCHAPv2), através da generalidade de sistemas operativos.
Ligação/autenticação em sistemas Android
Para configurar a rede Eduroam num smartphone Android, deve-se preencher os seguintes campos:
– Método EAP: PEAP
– Autenticação da fase 2: MSCHAPV2
– Certificado CA: Utilizar certificados do sistema
– Domínio: iscac.pt
– Identidade: endereço do e-mail institucional
– Identidade anónima: não preencher
– Palavra-Passe: password do e-mail institucional
Ligação/autenticação em sistemas Windows 10
Para configurar a rede Eduroam num computador com o sistema operativo Windows 10, deve-se preencher os seguintes campos:
– Nome de utilizador: endereço do e-mail institucional
– Palavra-Passe: password do e-mail institucional
Os/as utilizadores/as em roaming devem configurar os seus dispositivos de acordo com as especificações definidas na sua instituição.
Rede CBS_AULAS
Esta rede wifi está disponível, exclusivamente, para a comunidade da CBS ISCAC.
Os parâmetros de configuração da ligação e autenticação são iguais aos utilizados na rede eduroam.
Rede CBS_EVENTOS
Esta rede wifi está disponível, exclusivamente, para utilização em eventos dinamizados na CBS ISCAC.
PHISHING
O STSIC do ISCAC nunca pede dados pessoais por e-mail.
Desconfie sempre de mensagens com uma origem aparentemente conhecida e que lhe peçam passwords ou outros dados confidenciais.
Antes de preencher qualquer campo, certifique-se que está a aceder um site oficial do ISCAC. Por exemplo, para aceder ao webmail, faça-o através de “https://webmail.iscac.pt”.
Apresentam-se alguns exemplos de e-mails fraudulentos:
Colibri – Ambiente colaborativo multimedia
O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância, com recurso à plataforma ZOOM. Este sistema é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições.
Serviço disponível em: https://videoconf-colibri.zoom.us/
Educast
O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet e dispositivos móveis, nos seguintes formatos de entrega: Streaming, Desktop e Mobile.
O Educast está disponível para a comunidade académica e científica.
Serviço disponível em: https://portal.educast.fccn.pt
Filesender
Envio e armazenamento temporário de ficheiros de grande volume.
Serviço disponível em: https://filesender.fccn.pt
URKUND – Sistema de detecção de plágio
Disponível a toda a comunidade académica.
Permite aos estudantes participarem activamente no processo de submissão dos seus documentos para verificação da existência de plágio bem como economia de tempo aos docentes envolvidos.
Consulte mais informação no endereço https://www.urkund.com/pt-br/services/higher-education/
Serviço disponível em: https://secure.urkund.com/account/auth/login
Como aceder à plataforma
No site do URKUND, seleccionar o botão LOGIN,
SISTEMA URKUND, Entrar no URKUND,
Na área Shibboleth Login, escolher a organização Instituto Politécnico de Coimbra – ISCAC,
É feito o redireccionamento para a página de autenticação de serviços federados. Indicar o username e respectiva password.
Manuais de utilizador
Estão disponíveis manuais de utilizador na pagina: https://www.urkund.com/support/
– URKUND MasterClass – Duplicates
– URKUND Quickstart Guide
– The URKUND Analysis
– The URKUND web inbox
Videocast
O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.
O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.
Serviço disponível em: https://videocast.fccn.pt/home
Visual Paradigm
Academic Partner of Visual Paradigm, Instituto Superior de Contabilidade e Administracao de Coimbra is granted the use of Visual Paradigm for UML modeling, business process modeling, database design.