Missão e Objetivos dos Serviços de Ação Social
Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra (SASIPC) têm por missão a execução de políticas de ação social escolar, através da prestação de apoios diretos e indiretos, e de serviços, por forma a garantir o acesso, a frequência académica bem-sucedida e a integração, em igualdade de oportunidades, a todos/as os/as estudantes do IPC.
Os SAS têm por objetivo proporcionar aos/às estudantes as melhores condições de estudo e de frequência do ensino superior, mediante a prestação de serviços e a concessão de diversos apoios designadamente:
a atribuição de bolsas de estudo;
a atribuição de auxílio de emergência;
o acesso à alimentação em cantinas e cafetarias;
o acesso ao alojamento;
o acesso a serviços de saúde e bem-estar;
o apoio às atividades desportivas e culturais;
a dinamização de outras ações no âmbito da responsabilidade social;
a atribuição de outros apoios.
Gabinete de Ação Social
A ação da Assistente Social focaliza-se na análise da solicitação de apoios, nos diversos âmbitos de integração do/a estudante no seu percurso académico, analisando e encaminhando, através de um atendimento centrado e personalizado, para os diversos recursos existentes no âmbito dos SASIPC, Instituição de ensino que o/a estudante frequenta e dos recursos existentes na comunidade envolvente.
Em cada Escola / Instituto existe uma assistente social que, após análise da situação, fará o encaminhamento para o Apoio mais adequado à circunstância de cada estudante.
Atendimento
CBS ISCAC – 2º Piso Gabinete 2.2
– Exclusivamente por marcação na Plataforma SASocial –
Assistente social: Maria João Jacob
E-mail:joao.jacob@ipc.pt