LABORatório
A Coimbra Business School | ISCAC, ao longo da sua existência, enquanto escola pública multidisciplinar e plural, e como escola de negócios, centrada nas organizações e nas pessoas e nos seus direitos, tem dedicado uma especial atenção e interesse às matérias laborais e sociais.
Têm sido organizados periodicamente eventos abertos à comunidade da Coimbra Business School e à sociedade em geral, com a participação de especialistas na matéria, desde professores do ensino superior até sindicalistas e cidadãos empenhados nestas temáticas.
Pode dizer-se, por isso, que o interesse pelo Direito do Trabalho é uma constante no percurso histórico da Coimbra Business School, na sua vida presente e seguramente no futuro, constituindo muitas vezes uma nota diferenciadora dos planos de curso desta Instituição relativamente a outras suas congéneres, sendo não raramente um fator distintivo e gerador de preferência por parte dos alunos.
Face a este contexto, e no âmbito do processo gradual de abertura da Coimbra Business School | ISCAC à sociedade e ao mundo, sob o impulso e incentivo da anterior Presidência da Escola, foi firmado, a 30 de março de 2016, um protocolo entre a Coimbra Business School | ISCAC, a UGT Coimbra e a FAF Advogados, Sociedade de Advogados, RL., com sede na cidade de Coimbra, mas com extensões no Porto e em Lisboa. Através deste protocolo, sob a marca LABORatório, detida pela Coimbra Business School | ISCAC, este conjunto de parceiros, consagrados no reconhecimento da importância do desenvolvimento de um programa de ação que tenha como desígnio central a discussão e a defesa da dignidade no trabalho e do trabalho com direitos, se propôs desenvolver ações e criar, divulgar e distribuir materiais de apoio a formações nessa área jurídica e social.
Diríamos que o LABORatório vem contribuir para a afirmação da Coimbra Business School | ISCAC, reforçando a sua ligação à sociedade e à economia, fortalecendo as colaborações e interações designadamente com o tecido empresarial.
Nesse contexto, o LABORatório vem organizando várias formações na área do contrato de trabalho e das relações laborais realizadas, tanto na Escola, como junto de instituições empresariais interessadas, umas de caráter mais global, outras de caráter mais específico, que têm concitado o interesse de alunos, professores, parceiros sociais e demais cidadãos, a nível nacional.