Mestrados – procedimentos para renovação de inscrição para o ano letivo 2024/2025
A renovação de inscrição aplica-se aos/às estudantes com inscrição válida em 2023/2024: Edital
• Ter estado inscrito/a no ano letivo anterior.
• Não estar prescrito/a nesse ano letivo.
• Deter situação regularizada de propinas e taxas (relativa a todos os anos letivos em que
efetuou inscrição), através do pagamento de todos valores em dívida ou adesão e cumprimento de plano de regularização de propinas em atraso.
o Este pedido é realizado no InforEstudante, selecionando o requerimento para Alteração do plano de pagamento de propinas em prestações em “Balcão Académico » Requerimentos”.
• Não ter notas por lançar relativas ao último ano letivo.
• Os/As estudantes com classificações por lançar poderão efetuar a inscrição nos 7 dias
seguidos à data do lançamento da última classificação, sem qualquer pagamento, sendo notificados/as do lançamento da classificação via email pelo InforEstudante.
01 de agosto a 15 de outubro de 2024
A não renovação da inscrição, nas datas fixadas para esse fim, implicará o pagamento de taxa suplementar, em conformidade com a tabela de emolumentos do IPC, a saber:
• Nos primeiros 15 dias seguidos a contar do prazo regularmente fixado – € 15;
• Nos 15 dias subsequentes e até 30 dias seguidos do prazo regularmente fixado – € 50;
• Após 30 dias seguidos, se autorizado pelo Presidente da UO a matrícula/inscrição fora de prazo – €100.
• A inscrição decorre na plataforma académica, no endereço https://inforestudante.ipc.pt
• Para se autenticar deverá utilizar as seguintes credenciais: o -Utilizador=endereçodeestudanteinstitucional
o – Password = (previamente definida pelo/a estudante)
• Após autenticação clique no link “Balcão Académico >> Inscrições em cursos” e selecione o curso em que se vai inscrever;
• Confirme as dívidas de pré-inscrição e de seguida gere os valores para o pagamento da taxa de inscrição e da 1.a prestação da propina.
o Os estudantes que declarem a intenção de candidatura a bolsa de estudos e apresentem o comprovativo dessa candidatura ou declararem a sua intenção sob compromisso de honra, podem optar pelo não pagamento da 1a prestação da propina no ato de inscrição, devendo solicitar, logo após serem geradas as dívidas de pré-inscrição, requerimento em Balcão Académico – Requerimentos – pedido de situação especial bolseiro DGES. Este requerimento está configurado para deferimento automático e logo que submetido, o/a estudante pode voltar à inscrição e concluir o processo. A submissão deste requerimento não suspende a taxa de inscrição, devendo o aluno proceder ao pagamento da mesma para avançar e concluir o processo de inscrição.
• Após pagamento da taxa de inscrição e propina, deve proceder à inscrição nas unidades curriculares que vai frequentar.
• No final tem de LACRAR a inscrição.
• Não é necessário deslocar-se ao serviço para obter o comprovativo de inscrição – certificado multiusos, o qual poderá descarregar no inforestudante em Documentos.
Nota importante: A inscrição no dispositivo de conclusão do ciclo de estudos (dissertação, estágio e relatório, trabalho de projeto) é obrigatória no processo de matrícula online, ficando condicionada à instrução do processo de acordo com o definido no regulamento do 2º ciclo de estudos e nos prazos definidos no despacho da Presidência de 4 de Março de 2011.
Prorrogação do prazo entrega da componente não letiva
Os estudantes que não entreguem o trabalho da componente não letiva no prazo definido para o ano letivo 2021/2022 têm 10 dias úteis, após o fim do prazo, para requerer a prorrogação da entrega da referida componente, conforme o disposto no artigo 11º do regulamento de mestrados do IPC.
Regulamentação e outros procedimentos
Inscrição em unidades extracurriculares 2024/2025
Regalias Especiais (Trabalhador estudante e outros)
A informação disponível nesta página não dispensa a consulta dos regulamentos com interesse para o procedimento.