Mestrados – procedimentos para matrícula 1º ano / 1ª vez – 2024/2025
A matrícula efetua-se na plataforma académica Inforestudante, de acordo com o calendário abaixo indicado.
Documentos de apoio para acesso à plataforma de matrículas:
Vídeo Explicativo – Matrícula Novos Alunos
Calendário para matrícula 1º ano / 1ª vez | |||
Mestrados |
Online | 1ª Fase De 01.08.2024 a 12.08.2024 |
Apoio à matrícula online 239 802 184 9:00-13:00 14:00 – 17:00 |
2ª Fase De 19.09.2024 a 22.09.2024 |
Dentro do prazo definido para a matrícula, aceda à plataforma académica inforestudante em https://inforestudante.ipc.pt, com o utilizador e a password utilizados na candidatura.
1. Na plataforma inforestudante, clicar no menu “Balcão Académico” em “Matrículas”, e preencher o inquérito obrigatório.
2. Depois de concluir o preenchimento da informação obrigatória, estão reunidas as condições para gerar os dados para pagamento da taxa de inscrição e valor da propina, podendo efetuar o pagamento de imediato através do homebanking ou de qualquer terminal de multibanco.
Tem ainda a possibilidade de efetuar o pagamento via PayPal, devendo agregar o valor da taxa de matrícula e propina num único item, perfazendo assim o valor mínimo para pagamento nesta modalidade.
Caso tenhas apresentado candidatura a bolsa de estudo ou pretendas apresentar podes submeter o requerimento de situação especial bolseiro DGES após teres gerado as dívidas de pré-inscrição. Este requerimento está configurado para deferimento automático e logo que submetido deves voltar à inscrição e concluir o processo.
NOTA: A submissão deste requerimento não suspende a taxa de inscrição, pelo que deves proceder ao pagamento da mesma para avançar e concluir o processo de inscrição.
3. Realizado o pagamento da taxa de inscrição e propina, deves iniciar a inscrição no curso em que foste colocado. É nesta fase que terão que ser selecionadas as unidades curriculares a frequentar no ano letivo de 2024/2025, no menu Inscrições em Cursos.
4. Logo após a inscrição concretizada (lacrada), poderás obter o certificado multiusos digital no separador Documentos (para efeitos de abono de família, ADSE, entre outros). Tem a mesma validade legal que o documento em papel. Recomendamos a impressão do Resumo da Inscrição para juntar ao comprovativo multiusos.
Concluídos todos os passos descritos, e após “Lacrar” a inscrição, serás finalmente Estudante do ISCAC!
O cartão de estudante é emitido pela Caixa geral de Depósitos (CGD) através do protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a CGD.
Após matrícula deverá estabelecer contacto com a CGD para formalizar o pedido de cartão de estudante, bancário ou não, sendo esta uma opção do estudante.
Poderá solicitar a emissão presencialmente, em qualquer agência da Caixa Geral de Depósitos, ou na CGD online, para tal será necessária autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital. Os estudantes que ainda não disponham de Chave Móvel Digital devem fazer o pedido tão breve quanto possível, no portal autenticação.gov.
Os estudantes que não optem por nenhuma das soluções acima indicadas, informamos que na primeira semana de aulas irá estar um stand da CGD nas instalações do ISCAC, onde se poderão dirigir e proceder ao pedido do cartão e/ou esclarecer todas questões relacionadas com o assunto.
Para efeitos de validação documental é obrigatória a apresentação da seguinte documentação:
1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte);
2. Autorização de residência ou visto – se fores cidadão nacional de um Estado fora da União Europeia é necessária declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em como resides legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, à data de 1 de janeiro do ano em que ingressas no ISCAC;
3. Cartão de Contribuinte, caso não apresentes cartão de cidadão;
4. Boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada.
A apresentação da documentação acima indicada é obrigatória, devendo proceder à mesma até 31 de dezembro de 2024, junto do serviço de gestão académica.
Regulamentação e outros procedimentos
Inscrição em unidades extracurriculares 2024/2025
Regalias Especiais (Trabalhador estudante e outros)
A informação disponível nesta página não dispensa a consulta dos regulamentos com interesse para o procedimento.