Incoming Erasmus+ Mobility          Estágios/Emprego

Licenciaturas – Matricula 1ª vez

Licenciaturas – procedimentos para matrícula 1º ano / 1ª vez – 2024/2025


A matrícula efetua-se na plataforma académica Inforestudante, de acordo com o calendário abaixo indicado.

Documentos de apoio para acesso à plataforma de matrículas:

Manual de matricula/inscrição

Vídeo Explicativo – Matrícula Novos Alunos

Calendário para matrícula 1º ano / 1ª vez
Contingente Geral de Acesso
Regulamento – Concurso Nacional de Acesso 2024/2025
Online 1ª Fase
De 26.08.2024 a 29.08.2024
Apoio à matrícula online
239 802 184
9:00-13:00
14:00 – 17:00
2ª Fase
De 16.09.2024 a 18.09.2024
3ª Fase
De 30.09.2024 a 02.10.2024
Regimes Especiais Matrícula presencial no SGA, a realizar pelo próprio De 13.09.2024 a 20.09.2024.

Os colocados através dos regimes especiais previstos nas alíneas d) e g) do artigo 3.º do Decreto‑Lei n.º 64-A/2023 de 31 de julho podem efetuar a matrícula até 31 de dezembro de 2024.

Presencial
Concurso Especial – Estudante Internacional Matrícula presencial no SGA, a realizar pelo próprio De 01.08.2024 a 15.10.2024 Presencial
Concursos Especiais

Maiores de 23 anos
Titulares de outros cursos superiores
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica

Online 1ª Fase
De 19.09.2024 a 22.09.2024
Apoio à matrícula online
239 802 184
9:00-13:00
14:00 – 17:00
2ª Fase
De 25.10.2024 a 28.10.2024
Regime de mudança de par Instituição/curso
Online De 19.09.2024 a 21.09.2024
Regime de Reingresso
Online De 19.09.2024 a 21.09.2024

Autenticação Candidatos colocados via CNAES (1º passo)

Dentro do prazo definido para a matrícula, consulta o teu número de Estudante no ISCAC, disponibilizado através da plataforma académica inforestudante em https://inforestudante.ipc.pt:

• no link Consultar Utilizador – Colocados DGES, preenche o teu nome completo ou número do documento de identificação e será disponibilizado o utilizador (login) para autenticação;
• na Password deves ser inserir a senha (chave de acesso / password) que a DGES te enviou na mensagem de correio eletrónico ou SMS com o resultado da candidatura.

Autenticação Candidatos colocados via outros regimes (1º passo)

Dentro do prazo definido para a matrícula, aceda à plataforma académica inforestudante em https://inforestudante.ipc.pt com o utilizador e a password utilizados na candidatura ou, caso tenha sido colocado/a via Regimes Especiais (PALOP e outros), o utilizador e a password são disponibilizados presencialmente pelo Serviço de Gestão Académica.

Efetuar a matrícula e inscrição (2º passo)

1. Por motivos de segurança, após a entrada no Inforestudante, é obrigatório alterar a chave de acesso inicial.

2. De seguida clicar no menu “Balcão Académico” em “Matrículas”, e preencher o inquérito obrigatório.

3. Depois de concluir o preenchimento da informação obrigatória, estão reunidas as condições para gerar os dados para pagamento da taxa de inscrição e valor da propina, podendo efetuar o pagamento de imediato através do homebanking ou de qualquer terminal de multibanco.
Tem ainda a possibilidade de efetuar o pagamento via PayPal, devendo agregar o valor da taxa de matrícula e propina num único item, perfazer assim o valor mínimo para pagamento nesta modalidade.
Caso tenhas apresentado candidatura a bolsa de estudo ou pretendas apresentar podes submeter o requerimento de situação especial bolseiro DGES após teres gerado as dívidas de pré-inscrição. Este requerimento está configurado para deferimento automático e logo que submetido deves voltar à inscrição e concluir o processo.

NOTA: A submissão deste requerimento não suspende a taxa de inscrição, pelo que deves proceder ao pagamento da mesma para avançar e concluir o processo de inscrição.

4. Realizado o pagamento da taxa de inscrição e propina, deves iniciar a inscrição no curso em que foste colocado. É nesta fase que terão que ser selecionadas as unidades curriculares a frequentar no ano letivo de 2024/2025, no menu Inscrições em Cursos.

5. Logo após a inscrição concretizada (lacrada), poderás obter o certificado multiusos digital no separador Documentos (para efeitos de abono de família, ADSE, entre outros). Tem a mesma validade legal que o documento em papel. Recomendamos a impressão do Resumo da Inscrição para juntar ao comprovativo multiusos.

Concluídos todos os passos descritos, e após “Lacrar” a inscrição, serás finalmente Estudante do ISCAC!

Inscrição nos horários das unidades curriculares

Concluída a matrícula e inscrição deves, dentro do prazo previsto para o efeito, proceder à inscrição nos horários das turmas disponibilizadas para cada unidade curricular.
Para mais informações consultar Horários

Emissão do cartão de estudante

O cartão de estudante é emitido pela Caixa geral de Depósitos (CGD) através do protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a CGD.

Após matrícula deverá estabelecer contacto com a CGD para formalizar o pedido de cartão de estudante, bancário ou não, sendo esta uma opção do estudante.

Poderá solicitar a emissão presencialmente, em qualquer agência da Caixa Geral de Depósitos, ou na CGD online, para tal será necessária autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital. Os estudantes que ainda não disponham de Chave Móvel Digital devem fazer o pedido tão breve quanto possível, no portal autenticação.gov.

Os estudantes que não optem por nenhuma das soluções acima indicadas, informamos que na primeira semana de aulas irá estar um stand da CGD nas instalações do ISCAC, onde se poderão dirigir e proceder ao pedido do cartão e/ou esclarecer todas questões relacionadas com o assunto.

Validação documental do processo individual (prova de vida)

Para efeitos de validação documental é obrigatória a apresentação da seguinte documentação:
1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte);
2. Autorização de residência ou visto – se fores cidadão nacional de um Estado fora da União Europeia é necessária declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em como resides legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, à data de 1 de janeiro do ano em que ingressas no ISCAC;
3. Cartão de Contribuinte, caso não apresentes cartão de cidadão;
4. Boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada.

A apresentação da documentação acima indicada é obrigatória, devendo proceder à mesma até 31 de dezembro de 2024, junto do serviço de gestão académica.

Nos dias 04 e 05 de setembro de 2024, os serviços de gestão académica têm disponível um horário alargado para validação do processo individual (prova de vida), das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 16:30, senha Prova de Vida.


 

Regulamentação e outros procedimentos

Propina 2024/2025

Prazos Académicos

Regime de estudante em tempo parcial – licenciaturas – Art. 8º

Inscrição em unidades extracurriculares 2024/2025

Regalias Especiais (Trabalhador estudante e outros)

A informação disponível nesta página não dispensa a consulta dos regulamentos com interesse para o procedimento.