Missão e Objetivos
É missão dar resposta às necessidades informáticas da comunidade académica, disponibilizando e assegurando a operacionalidade das tecnologias de informação, promovendo a sua adequada utilização, bem como planear, desenvolver e implementar sistemas de informação, alinhando os seus objetivos com a estratégia da escola.
São objetivos do Gabinete de Informática gerir a infraestrutura da rede informática, instalar e administrar os equipamentos informáticos e os sistemas de informação, promover e assegurar o acesso dos utilizadores a todos os recursos informáticos.
Estratégias
Seguiremos a estratégia de desenvolvimento da nossa escola e investigaremos as necessidades dos serviços, funcionários e alunos por meio de vários meios de comunicação.
Criaremos serviços de tecnologia de informação e comunicação adequados para atender às necessidades.
Para o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a administração, fornecemos recursos e serviços de tecnologias de informação e comunicação, confiáveis, duradouros e seguros.
O pessoal e os alunos da escola serão conscientizados sobre como usar corretamente os recursos e serviços.
Horário de Atendimento
Disponibiliza-se a toda a comunidade escolar o seguinte horário de atendimento presencial:
De segunda a quinta feira, das 15:00 às 16:00.
Sexta feira, das 17:00 às 20:00.
Contactos
E-Mail: suporte.informatica@iscac.pt
Telefone: 239 802 000 / Ext voip 359344
Preferencialmente e sempre que possível, o contacto para suporte técnico, deve ser realizado através de e-mail ou através do sistema de suporte disponível no endereço https://suporte.iscac.pt.
Serviços
Rede Eduroam
A rede wifi eduroam está disponível a toda a comunidade académica do ISCAC (docentes, não docentes, estudantes), bem como a utilizadores/as que façam parte da Comunidade Académica Nacional e Internacional e cuja instituição a que pertencem tenha aderido ao projeto eduroam (utilizadores em roaming). Atualmente, é possível aceder à rede eduroam da CBS ISCAC, fazendo uso da norma 802.1X (autenticação PEAP/MSCHAPv2), através da generalidade de sistemas operativos.
Ligação/autenticação em sistemas Android
Para configurar a rede Eduroam num smartphone Android, deve-se preencher os seguintes campos:
Método EAP: PEAP
Autenticação da fase 2: MSCHAPV2
Certificado CA: Utilizar certificados do sistema
Domínio: iscac.pt
Identidade: endereço do e-mail institucional
Exemplo de estudante: a2023999999@alumni.iscac.pt / iscac999999@alumni.iscac.pt
Exemplo de docente/não docente: xpto@iscac.pt
Identidade anónima: não preencher
Palavra-Passe: password do e-mail institucional
Ligação/autenticação em sistemas Windows 10/11
Para configurar a rede Eduroam num computador com o sistema operativo Windows 10/11, deve-se preencher os seguintes campos:
Nome de utilizador: endereço do e-mail institucional
Exemplo de estudante: a2023999999@alumni.iscac.pt / iscac999999@alumni.iscac.pt
Exemplo de docente/não docente: xpto@iscac.pt
Palavra-Passe: password do e-mail institucional
Os/as utilizadores/as em roaming devem configurar os seus dispositivos de acordo com as especificações definidas na sua instituição.
Rede CBS_AULAS
Esta rede wifi está disponível, exclusivamente, para a comunidade da CBS ISCAC.
Os parâmetros de configuração da ligação e autenticação são iguais aos utilizados na rede eduroam.
Inforestudante, moodle, portal, mail, rede sem fios eduroam/cbs_aulas, salas de informática, suporte
A alteração do código de acesso aos vários sistemas informáticos que o ISCAC disponibiliza à sua comunidade (inforestudante, moodle, portal, webmail dos colaboradores, webmail dos alunos (plataforma Google), rede sem fios, salas de aula, sistema de suporte), pode ser feita no endereço http://accounts.iscac.pt.
A recuperação do código de acesso pode ser efectuada:
Através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt ;
No gabinete de informática, em horário de atendimento, mediante um documento de identificação (CC, BI, etc.).
O ISCAC disponibiliza à sua comunidade académica, docentes, alunos e serviços de apoio, a utilização de uma sala equipada com um sistema de videoconferência de alta definição, com câmara e ligação a dois monitores, no âmbito das suas actividades lectivas.
Endereçamento do sistema
H.323 IP: 193.137.79.214
Pré-reservas
Para efectuar uma pré-reserva da sala de videoconferência deve ser enviado um e-mail para secretariado@iscac.pt, indicando:
– a data e hora de início e duração aproximada da sessão,
– número de participantes locais,
– indicação resumida do assunto e objectivos da sessão de videconferência,
– endereço(s) IP do(s) estúdio(s) remoto(s) ou número de sessão Colibri, se aplicável,
– no caso de estúdios fora da rede FCCN, indicação detalhada dos contactos, incluindo nome da instituição, endereço, e-mail e telefone do contacto técnico.
A confirmação está dependente da disponibilidade dos recursos.
Ligações
As funcionalidades do equipamento permitem, entre outras:
– ligação ponto a ponto, ou seja, ligação a outro sistema de videoconferência nativo, num local remoto,
– participação em sessões criadas na plataforma Colibri (FCCN),
– ligar um qualquer PC/Mac para mostrar dados em simultâneo com vídeo.
Software
O Microsoft 365 permite à comunidade académica:
Obter as versões mais recentes do Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, …..);
Instalar em 5 dispositivos: PC’s ou MAC’s e dispositivos móveis;
1 TB de armazenamento pessoal na nuvem, através do OneDrive;
Aceder a um conjunto de outras aplicações de produtividade.
URL oficial: https://portal.office.com
A escola cria uma conta de acesso à plataforma para cada utilizador (aluno, docente, não docente). É enviada uma notificação para o seu endereço de mail institucional com as credenciais de acesso.
A conta de utilizador e o acesso ao serviço são válidos enquanto se mantiver o contrato com a Microsoft e, simultaneamente, o utilizador mantiver vínculo com a escola.
As credenciais são específicas para o Microsoft 365:
Endereço de e-mail institucional
Password da própria plataforma.
As dificuldades de acesso devem ser reportadas ao Gabinete de Informática, através do e-mail suporte.informatica@iscac.pt
Visual Paradigm Academic Partner of Visual Paradigm, Instituto Superior de Contabilidade e Administracao de Coimbra is granted the use of Visual Paradigm for UML Modeling, Business Process Modeling, Database Design .
Enquadrado no licenciamento adquirido pelo ISCAC, o SPSS pode ser instalado em computadores pessoais de alunos e docentes com vínculo ativo ao ISCAC, com a finalidade de suporte à atividade letiva.
As licenças obtidas têm de ser renovadas anualmente, sendo necessário repetir o processo de pedido de licença.
Quaisquer dúvidas que possam surgir sobre instalação ou ativação, comunicar pelo sistema habitual de suporte http://suporte.iscac.pt ou durante o horário de atendimento.
Configurações
Todos os alunos do ISCAC recebem uma conta de e-mail institucional, para a qual são enviadas, frequentemente, mensagens pelos serviços administrativos e da presidência. É considerado o meio de contacto preferencial com toda a comunidade escolar, pelo que se apela à sua utilização regular.
GOOGLE APPS – GMAIL (Correio electrónico dos alunos)
Endereço web para aceder ao sistema de mail (Google Apps)
O endereço para aceder à plataforma e aos seus serviços está disponível em http://webmail.alumni.iscac.pt
Username e Password
As credenciais de acesso ao gmail e aos outros serviços do Google Apps são as mesmas utilizadas para aceder ao Moodle, Suporte, wifi,…)
Endereço de correio electrónico
O endereço de correio electrónico dos alunos tem o formato iscac@alumni.iscac.pt / axxxxxxx@alumni.iscac.pt
Reencaminhamento de e-mail
O aluno pode configurar um ou mais reecaminhamentos na plataforma do Google Apps.
Como?
Após iniciar a sessão no gmail , seleccionar o botão “definições”, no canto superior direito, “Definições”, “Encaminhamento e POP/IMAP”, e seleccionar o botão “Adicione um endereço de reencaminhamento”.
É enviado um código de confirmação para validar a autorização para o e-mail que recebe o encaminhamento. Consulte esse e-mail e seleccione o link aí sugerido.
De seguida, abra novamente as definições de encaminhamento do seu e-mail e no separador “Encaminhamento e POP/IMAP”, active a opção Encaminhar uma cópia do e-mail recebido.
Configurar clientes de mail (Outlook, Thunderbird, Apple Mail, Android,….)
Para aceder às mensagens do Gmail com um cliente ou com um dispositivo que suporte o IMAP, como o Microsoft Outlook ou o Apple Mail, deve Activar o IMAP no Gmail.
Como?
Iniciar uma sessão no Gmail;
Seleccionar Definições, na parte superior de qualquer página do Gmail;
Seleccionar Encaminhamento e POP/IMAP;
Seleccionar Activar IMAP;
Guardar alterações.
Para configurar os clientes de mail deve indicar os seguintes dados:
Endereço de correio electrónico: iscac@alumni.iscac.pt / axxxxx@alumni.iscac.pt
Tipo de conta: IMAP
Servidor de recepção de correio: imap.gmail.com
Servidor de envio de correio (SMTP): smtp.gmail.com
Username:
Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 993)
Usar ligação encriptação (SSL) para envio de correio (porta 465)
Se pretender configurar o seu cliente de e-mail com ligação POP, deve indicar:
Tipo de conta: POP
Servidor de recepção de correio: pop.gmail.com
Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 995) mantendo-se os restantes dados.
Suporte
Quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o sistema de mail, podem ser comunicadas pelo sistema habitual de suporte, http://suporte.iscac.pt, ou para o endereço suporte.informatica@iscac.pt
Todos os colaboradores do ISCAC recebem uma conta de e-mail institucional, para a qual são enviadas, frequentemente, mensagens pelos serviços administrativos e da presidência. É considerado o meio de contacto preferencial com toda a comunidade escolar, pelo que se apela à sua utilização regular.
Como receber todas mensagens enviadas para o endereço de correio electrónico do ISCAC?
Reencaminhar o correio electrónico para uma conta externa
Configurar numa conta externa (gmail, hotmail, etc) o recebimento de mensagens de outras contas. Para isso consulte as informações desses serviços de e-mail.
Configurar a conta do ISCAC no Outlook, Thunderbird, Apple Mail, ou outra aplicação cliente de mail
O utilizador pode configurar uma aplicação cliente de e-mail (“Microsoft Outlook”, “Thunderbird”, “Apple Mail”, etc.) para receber as suas mensagens. Durante a configuração da conta de correio electrónico do ISCAC deverá indicar alguns parâmetros:
Endereço de correio electrónico: <username>@iscac.pt
Tipo de conta: POP3
Servidor de recepção de correio: mail.iscac.pt
Servidor de envio de correio (SMTP): smtp.iscac.pt
Username: username
Não deixar mensagens no servidor
Usar ligação encriptada (SSL) para recepção de correio (porta 995)
Usar ligação encriptação (TLS) para envio de correio (porta 587)
Sistema Webmail
Outra forma para consultar o e-mail é através do sistema webmail, disponível no endereço https://webmail.iscac.pt.
Serviços Federados
O que é uma federação?
Uma federação consiste num grupo de organizações que partilham um conjunto de políticas e regras, estabelecendo-se desta forma uma confiança com o objectivo de se atingir uma autenticação e autorização entre os vários domínios existentes.
Federação RCTSAAI
A Federação RCTSaai é constituída pelo conjunto de instituições – fornecedoras de identidade e fornecedoras de serviços – que concordam em partilhar de forma segura e confidencial atributos dos seus utilizadores necessários para a sua autenticação e autorização de acesso a serviços.
A federação tem como objectivo fornecer acesso a serviços aos utilizadores das instituições aderentes, de forma transparente, segura e simples. As entidades fornecedoras de identidade disponibilizam mecanismos de autenticação federados, aptos a identificarem os seus utilizadores e fornecer os respectivos atributos necessários à realização da autorização no serviço federado. Opcionalmente, as entidades fornecedoras de identidade poderão também fornecer serviços federados à RCTSaai, desempenhando, neste último caso, o papel de fornecedores de serviços.
As entidades fornecedoras de serviço servem aos membros da federação serviços federados, efectuado a respectiva autorização de acesso dos utilizadores identificados pelos fornecedores de identidade, com base em atributos enviados e devidamente autorizados pelo utilizador.
A FCCN é a entidade gestora da federação RCTSaai. A FCCN mantém actualizados os termos e condições de utilização da Federação, os meta-dados da federação constituídos pelos fornecedores de serviço e de identidade, verificando o respectivo cumprimento de requisitos necessários para pertença da federação.
A FCCN disponibiliza um sistema de descoberta central aos membros da federação RCTSaai e actua como fornecedora de identidade para os seus utilizadores e como fornecedora de serviços federados à RCTSaai. Destinatários do serviço
A federação RCTSaai está disponivel para as instituições ligadas à RCTS, em concreto, para os seus alunos, docentes e investigadores.
Serviço disponível em: https://confluence.fccn.pt/display/RCTSAAI/RCTSaai
URKUND – Sistema de detecção de plágio
Disponível a toda a comunidade académica.
Permite aos estudantes participarem ativamente no processo de submissão dos seus documentos para verificação da existência de plágio bem como economia de tempo aos docentes envolvidos.
Consulte mais informação no endereço https://www.urkund.com/pt-br/services/higher-education/
Serviço disponível em: https://secure.urkund.com/account/auth/login
Como aceder à plataforma
No site do URKUND, selecionar o botão LOGIN;
SISTEMA URKUND, Entrar no URKUND;
Na área Shibboleth Login, escolher a organização Instituto Politécnico de Coimbra – ISCAC;
É feito o redirecionamento para a página de autenticação de serviços federados;
Indicar o username e respectiva password.
Manuais de utilizador
Estão disponíveis manuais de utilizador na pagina: https://www.urkund.com/support/
URKUND MasterClass – Duplicates;
URKUND Quickstart Guide;
The URKUND Analysis;
The URKUND web inbox.
Colibri – Ambiente colaborativo multimédia
O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições.
Serviço disponível em: https://videoconf-colibri.zoom.us/
Educast
O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet e dispositivos móveis, nos seguintes formatos de entrega: Streaming, Desktop e Mobile.
O Educast está disponível para a comunidade académica e científica.
Serviço disponível em: https://portal.educast.fccn.pt
Videocast
O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.
O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.
Serviço disponível em: https://videocast.fccn.pt/home
Filesender
Envio e armazenamento temporário de ficheiros de grande volume.
Serviço disponível em: https://filesender.fccn.pt
Segurança
O Gabinete de Informática do ISCAC nunca pede dados pessoais por e-mail.
Desconfie sempre de mensagens com uma origem aparentemente conhecida e que lhe peçam passwords ou outros dados confidenciais.
Antes de preencher qualquer campo, certifique-se que está a aceder um site oficial do ISCAC.
Por exemplo, para aceder ao webmail, faça-o através de “https://webmail.iscac.pt”.