Incoming Erasmus+ Mobility          Estágios/Emprego

Sistemas de Informação de Gestão

O Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão tem como objetivo responder a necessidades das organizações, procurando acrescentar competências técnicas a profissionais que exerçam funções com forte contacto ou forte dependência de sistemas de informação, no sentido da sua análise e exploração no âmbito da gestão das organizações. Pretende ainda acrescentar competências a profissionais que exerçam funções em sistemas de gestão logística e de planeamento de sistemas de distribuição, nos sectores industriais, de transporte e de serviços.

Informação sobre o curso

Código DGES M277
Duração 2 anos
ECTS 120 créditos
Regime Tempo integral, presencial e em horário pós-laboral.
Condições de Acesso e Ingresso São admitidos à candidatura ao Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão:
1. os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por uma instituição de ensino superior nacional, preferencialmente em Informática de Gestão, Gestão, Economia, Engenharia Informática e outras áreas afins;
2. os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, preferencialmente em Informática de Gestão, Gestão, Economia, Engenharia Informática e outras áreas afins;
3. os titulares de um grau académico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado;
4. os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Estrutura curricular Documentos Programa das unidades curriculares, Objetivos, Metodologias de ensino, Bibliografia
Registo, Acreditação, Empregabilidade


Plano aprovado pelo Despacho nº 6137/2024, de 16-05, DR 105, 2ª série, de 31-05-2024
Comissão científica Isabel Maria Mendes Pedrosa (Diretor de curso)
Ana Cristina dos Santos Amaro
Fernando Paulo dos Santos Rodrigues Belfo
Dados estatísticos https://infocursos.medu.pt

Destaques

Testemunhos e prémios
Testemunho de estudantes
Evandro Guimarães – 1º Mestre em SIG
Conclusão do MSIG: julho 2012Apresentação do mestrado
https://drive.google.com/open?id=0B6SAjXHUwyi5WjBmREZqZUZFdTg
Paulo Pereira, Power Platform Senior Consultant, UNIPARTNER IT Services (atualizado em agosto/2022). Anteriormente: Coordenador do Depto. de Sistemas de Informação e Qualidade na JOBRA.
[https://www.linkedin.com/in/paulojorgepereira]
Conclusão do MSIG: 2015
Nádia Valls de Almeida, Quality Assurance Lead at Talkdesk (atualizado em agosto/2022).
Anteriormente: Quality Assurance Engineer na Whatchful Software
[https://www.linkedin.com/in/nadiavalls]
Conclusão do MSIG: 2014
Rémy António, Consultor Data & AnalyticsConsultor Data & Analytics at Bechtle Schweiz AG (atualizado em agosto/2022).
Anteriormente: IT specialist na Smartidion.
[https://www.linkedin.com/in/remyvantonio/]
Conclusão do MSIG: 2016
Nádia Medeiros, PhD
Conclusão do MSIG: 2023
José Simões, AT – Autoridade Tributária e Aduaneira

Sónia Rocha, Consultor at Armis Group
Componente não letiva realizada na Glintt
[https://www.linkedin.com/in/s%C3%B3nia-rocha-665b28103]
Conclusão do MSIG: 2018
Mariana Laranjeira, Quality Assurance Consultant at Noesis. Anteriormente – Junior Consultant na NOESIS Portugal
[https://www.linkedin.com/in/mlaranjeira/]
Conclusão do MSIG: 2018“Quando escolhi o Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão não foi só por considerar que era um complemento à minha Licenciatura, em Informática de Gestão, mas também com vista no futuro, pois pretendo ser gestora de projetos e este mestrado permitia-me enriquecer tanto a nível informático como também na área de gestão. Foi um investimento bem-sucedido visto que conheci ferramentas inovadoras e poderosas que podem fazer a diferença no mundo empresarial.
Simultaneamente, à realização do Mestrado surgiu a oportunidade de lecionar uma unidade curricular no ISCAC, o que se revelou uma aventura bastante desafiante e enriquecedora.”
Nuno Leite, My Medical Record Product Lead – NHS National Health Service. Anteriormente: Aditional Logistics.
Conclusão do MSIG: 2018“A minha escolha pelo Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão nasce de uma vontade, por um lado, de consolidar conhecimento e, por outro, acrescentar conhecimento, na Área de Sistemas de Informação.

É, na minha opinião, um mestrado que abre muitas portas no mercado de trabalho, pois os sistemas de informação estão presentes em qualquer organização, seja qual for a sua área.
(….) Recomendo vivamente a quem tenha o mínimo de gosto em gerir informação, independentemente da área base de formação.”

Apresentação do Mestrado e Testemunho de Evandro Guimarães

Testemunho dos Mestres em SIG – Texto Integral

MSIG: Um apontamento sobre a Visão das Empresas

Alguns Projetos dos Mestres em Sistemas de Informação de Gestão

Ciclo de Aulas Abertas 2017-18

Publicações Científicas MSIG

 

 

 

Testemunho de empresas
Perceber como se pode extrair valor da informação, para ajudar uma empresa ser mais eficiente, eficaz e a tomar mais decisões é uma competência cada vez mais procurada e valorizada. Mas para tal não basta saber extrair, processar e apresentar informação, é necessário entender como ela pode ajudar a gestão a fazer a diferença.
A capacidade de aliar a Gestão aos Sistemas de Informação oferecida pelo Mestrado em Sistemas de Informação permitirá ao profissional fazer a diferença seja num processo de recrutamento seja no dia a dia da empresa.”
“O mestrado de Sistemas de Informação de Gestão do ISCAC – Coimbra Business School, é uma competência muito valiosa para quem pretende entrar, ou voltar ao mercado de trabalho e gerir, ou ajudar a gerir melhor as empresas, nos seus processos de transformação digital. O vasto conhecimento ministrado, desde o marketing até aos ERPs, passando pela inovação e internacionalização, dá ao formando a capacidade de lidar melhor com a profunda revolução digital que o software está a criar em todas as áreas de negócio.

É com a maior satisfação que vejo juntar ainda ao valioso plano curricular, aulas abertas sobre o tema da modelação de desenvolvimento automático de software de gestão, com o apoio da Quidgest.”

 

Parcerias e eventos

Edição 2023-2025 – Ciclos de Aulas Abertas e eventos MSIG
– Ultra Maratona de Business Intelligence – 5.ª edição
– Seminários comuns dos Mestrados@ISCAC – Investigação e patentes, ODS, e Design Science Research
– Aulas Abertas com Convidados externos
– Aulas Abertas com alunos e alumni – Investigar em IT – Roadmap para o sucesso
– Aulas Abertas com docentes – Research Ideas: Desafios de Investigação
– Novo evento: “Researching@MSIG: alignment to succeed”: partilha da investigação do MSIG publicada em conferências e revistas e apoiada pela Escola

Edição 2022-2024 – Ciclos de Aulas Abertas e eventos MSIG
– Ultra Maratona de Business Intelligence – 4.ª edição
– 7.ª edição do Workshop de Escrita Científica em Sistemas de Informação
– Seminários comuns dos Mestrados@ISCAC – Investigação e patentes, ODS, e Design Science Research
– Aulas Abertas com Convidados externos
– Aulas Abertas com alunos e alumni – Investigar em IT – Roadmap para o sucesso
– Aulas Abertas com docentes – Research Ideas: Desafios de Investigação

Edição 2021-2023 – Ciclos de Aulas Abertas e eventos MSIG
– Ultra Maratona de Business Intelligence – 3.ª edição
– Aulas Abertas com Convidados externos:
– Aulas Abertas com alunos e alumni – Investigar em IT – Roadmap para o sucesso
– Aulas Abertas com docentes – Research Ideas: Desafios de Investigação

Temas edição 2020-2022:
– Hyper-Agile
– Lean IT
– DevOps
– Machine Learning
– Indústria 4.0
– Plataformas de modelação, low code e no code;
– Engenharia do conhecimento

2019-2021, aqui

2018-2020, aqui

 


Ciclo de Aulas Abertas, 2017-18

“Será o Mestrado a solução? Apresentação do Modelo MAUTI”
Orador: Evandro Guimarães, 1º Mestre em SIG pelo ISCAC.

“Gamification nos Sistemas de Informação”
Painel de oradores:
– Carlos J. Costa, ISEG (Lisbon School of Economics), Universidade de Lisboa.
– Manuela Aparício, ISCTE – IUL, Instituto Universitário de Lisboa, Nova IMS, Universidade Nova de Lisboa.

“Análise ao Comportamento de Consumo à luz das Neurociências”
Orador: Afonso Alberti, Professor de Marketing na Universidade de Aveiro.

“Introdução ao problema da votação eletrónica sobre a Internet”
Orador: Michael Seufert, Visionware.

“Big Data Warehouses – Como transformar os problemas em soluções em vez de depressões?”
Painel de oradores:
– Jorge Bernardino, Professor Coordenador no ISEC
– Margarida Ferreira, Timestamp:BIW
– Tânia Ferreira, Mestranda no ISEC
– Mário Rodrigues, Mestrando no ISEC

“A Glance on European Challenges to Supply Chain and Information Systems”
Orador: João Miranda, Prof. Adjunto IPP- Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

“Dashboards: Fatores Críticos de Sucesso na Implementação”
Orador: Jorge Caldeira, Diretor Geral na Estratégia Elementar, lda.

“O Sistema Tarifário Elétrico”
Orador: Carlos Henggler Antunes, Prof. catedrático da FEUC, Universidade de Coimbra.

“O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – Direitos dos Utilizadores: Uma Dissertação Nupérrima.
Orador: Flávia Machado Castelo Branco, Mestre em Solicitadoria pelo ISCAC.

“Benchmarking Trustworthiness of Software Systems”
Orador: Nagmeth Ivaki, CISUC- DEA, Universidade de Coimbra

“Consultoria em Desenvolvimento de Software de Gestão: O caso dos ERPs”
Orador: Fernando Bento, ISCTE, ESTG-IPS e ISLA

 


Publicações Científicas dos Mestres em SIG (em atualização…)

Edição 2013-2015
Paulo Pereira
1. Pereira, Paulo, Pedrosa, I., Bernardino, J., Métodos quantitativos e qualitativos aplicados a um website, CIAIQ 2015 – 4º Congresso Ibero- Americano em Investigação Qualitativa, August 5-7, Aracaju, Brasil (Short Paper)
2. Pereira, Paulo, Bernardino, J., Pedrosa, I. (2014). Decision support portal to higher education degree selection: the creation of a personal ranking, ISDOC 2014 – ACM, May 16 – 17, Lisbon, Portugal (Experience Report)
3. Pereira, Paulo, Bernardino, J., Pedrosa, I. (2014). A Escolha do Curso Superior, CONGRESSO “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, February 6 – 7, Santarém, Portugal
4. Pereira, Paulo, Pedrosa, I. (2013). Modelação de um Data Warehouse para o ensino artístico, Global Management Conference, 5th Anual Meeting, May 22 – 25, Lisbon, Portugal

Rémy António
Ana Amaro, Rémy António, Ana Barbosa-Povoa (2016). Optimization of sustainable logistic chains: saleable products reached from wastes, EURO 2016, Poland, Poznan, July.

Edição 2014-2016
Sónia Rocha
1. Rocha, S. and Bernardino, J. and Pedrosa, I. and Ferreira, I.(2017). Dashboards and indicators for a BI healthcare system, Advances in Intelligent Systems and Computing, 569, 81-90

André Viegas
1. Viegas, A. and Abreu, M.M. and Pedrosa, I. (2016). State-of-The-Art in wearable technology: Medical area applications | Estado da Arte da Wearable Technology: Aplicações na área médica,, Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, Gran Canaria, June

Edição 2015/2017
Manjunath Bere
Bere, M.S. (2017). Integrated Supply Chain Management for Logistic Activities, Medicine Shortage-Book of Abstract, Cost Action CA15105, Pharmaceutical Supply Chains, EMS Research Network- IPP

Edição 2016-2018
Nuno Leite
1. Leite, N., Pedrosa, I., Bernardino, J. (2018). Comparative evaluation of open source business intelligence platforms for SME, 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Caceres, Spain.
2. Leite, N., Pedrosa, I., Bernardino, J. (2018). Open Source Business Intelligence Platforms’ Assessment using OSSpal Methodology, ICE-B 15th Iberian Conference on e-Business, 26-18 July, Portugal.

Vanessa Sousa
V. S. Neves Abreu e Sousa, “An insight into data journalim,” 2018 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Caceres, 2018, pp. 1-4. doi: 10.23919/CISTI.2018.8399290