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Secretariado de Direção e Administração

No próximo ano letivo 2025/2026, a licenciatura em Secretariado de Direção e Administração adota a designação de Assessoria de Direção, com o código DGEEC 8276, mantendo-se o plano curricular, atualmente em vigor.

 

A Licenciatura em Secretariado de Direção e Administração vem colmatar uma lacuna na oferta de cursos de nível superior da nossa instituição, com ênfase nas ciências empresariais. É uma nova área, relevante, que vem permitir à Escola oferecer soluções completas para o meio empresarial e administrativo.
O Curso de Secretariado de Direção e Administração pretende formar profissionais capazes de desempenhar funções de nível superior de apoio à direção ou à administração das organizações/empresas, com elevada capacidade de adaptação e resposta a diferentes situações profissionais no âmbito da direção e da administração de empresas.
A importância do mundo dos negócios e a internacionalização dos mercados vêm enfatizar a relevância dos profissionais desta área, que devem reunir um conjunto de competências e aptidões, não só do ponto de vista técnico, mas também pessoal. Deverão, assim, possuir alguns requisitos fundamentais, devendo ser:
• Bons comunicadores e bons relações públicas – competências requeridas no seu contacto com o público, nomeadamente, clientes, fornecedores, visitantes. Aqui, o domínio, quer a nível oral quer escrito, das línguas portuguesa, inglesa e mesmo espanhola, é essencial;
• Bons organizadores – competência que se revela fundamental na organização de reuniões, eventos, viagens;
• Bons gestores de informação e competentes na utilização de ferramentas informáticas – estes requisitos revelam-se essenciais, nomeadamente, na preparação e reprodução de documentos; no intercâmbio de mensagens e ficheiros de dados, utilizando o correio eletrónico e na planificação e gestão de tarefas;
• Bons técnicos no âmbito da organização e conservação de documentos de arquivo;
• Bons conhecedores de normas gerais de Gestão e Contabilidade;
• Bons conhecedores de princípios gerais de Direito, Ética e Deontologia – competências relevantes para uma atuação responsável e merecedora da confiança das suas chefias.
• Bons profissionais que, no plano de um relacionamento interpessoal, saibam mover-se no centro dos processos de comunicação, em organizações/empresas.

Informação sobre o curso

Código DGES 8519
Duração 3 anos
ECTS 180 créditos
Regime Tempo integral, com ensino presencial e em regime diurno
Condições de Acesso e Ingresso Ensino secundário ou equivalente e uma das seguintes provas: Português (18) ou Inglês (13) ou Geografia (09);
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos
Estrutura curricular Documentos Programa das unidades curriculares, Objetivos, Metodologias de ensino, Bibliografia
Registo, Acreditação, Empregabilidade

Comissão científica Ana Isabel da Costa Natividade Rodrigues (Diretor de curso)
Ana Paula da Fonseca Lopes
Cláudia Maria Pires de Carvalho Coimbra
Dados estatísticos https://infocursos.medu.pt