Loading
linkedin youtube rss
Mestrado em Controlo de Gestão
Código Oficial: 6848
Duração:2 Ano(s)
Regime: Misto
Total de Créditos: 120 Créditos
Director do Curso: Fernanda Cristina Pedrosa Alberto
Acreditação do Curso: 24-07-2014
Período de Acreditação: Acreditado por 6 anos
Número de registo: Acreditado por 6 anos
Data de registo: 18-03-2011
APRESENTAÇÃO
Mestrado acreditado pelo GCCI 
para acesso à certificação de 
Chartered Controller Analyst CCA®

O mercado procura Controllers 

O Controlo de Gestão tem vindo a assumir nos últimos anos um papel cada vez mais relevante e fundamental na gestão das organizações, quer públicas, quer privadas, empresariais ou não, decorrente da maior complexidade da gestão e da consequente necessidade de melhorar o seu desempenho e obter melhores resultados, controlando adequadamente os recursos e a forma como são afetados às diversas funções e atividades.

Há muito que o Controlo de Gestão deixou de ser exclusivo das grandes empresas, fazendo parte atualmente da vida das pequenas e médias empresas e das entidades do setor público. Mesmo nas organizações que não possuem um departamento específico, alguém dentro da empresa será responsável por dinamizar todo o processo de controlo de gestão.

Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda as organizações a obterem sucesso e a criarem valor para os seus stakeholders, pelo que compete ao Controller dotar os gestores descentralizados de instrumentos que lhes permitam responder com êxito às exigências da sua gestão.

O Mestrado em Controlo de Gestão visa assim, proporcionar uma formação profunda e rigorosa que permita desenvolver competências científicas e técnicas a todos os que exerçam ou pretendam vir a exercer uma atividade profissional no âmbito do Controlo de Gestão e/ou aprofundar competências já adquiridas, ou que necessitem dessas competências para apoio ao exercício das suas funções.

Trata-se de um mestrado de cariz profissionalizante e de especialização, onde o saber-pensar se conjuga com o saber-fazer, nesta área fulcral para qualquer organização que se preocupe com uma gestão eficaz e eficiente dos seus recursos.

Com dois anos de duração, a estrutura curricular do Mestrado integra duas partes:

  • Parte Letiva, composta por 5 trimestres com 15 unidades curriculares (3 em cada trimestre);
  • Parte Não Letiva, composta por 3 trimestres, destinada à realização de um Trabalho de Projeto ou de um Estágio de natureza profissional e Relatório final.

A componente letiva funciona em horário pós-laboral, com aulas às sextas-feiras a partir das 17h30 e sábados (em geral, manhãs). A realização da componente letiva do mestrado, correspondente a 75 créditos ECTS, permite obter um Diploma de Especialização em Controlo de Gestão.
O Diploma que atribui o grau de Mestre é conferido mediante a aprovação nas provas de defesa do trabalho de projeto ou do relatório final de estágio.


Alguns testemunhos de ex-alunos, Mestres em Controlo de Gestão

"Escolhi o curso de mestrado em controlo de gestão em busca da melhoria contínua e atualização de conhecimentos das recentes ferramentas na área do controlo de gestão. Tive o privilégio de pertencer à 1ª edição deste curso onde reencontrei ex-alunos do ISCAC, que há muito ambicionavam esta tipologia de cursos nesta Instituição, tornando o ambiente de partilha de conhecimentos e amizade muito forte entre todos. Foi um excelente complemento à licenciatura dado que dota os alunos de ferramentas de gestão para tomarem ou ajudarem a tomar decisões de relevo em várias áreas. Sou testemunha de um corpo docente de elevada qualidade e sempre disponível para auxiliar os alunos. Foi sem dúvida uma grande mais-valia e uma escolha mais do que acertada."
(Hilda Gonçalves, Empresária, 1ª Mestre em Controlo de Gestão)
"Foi através do MCG promovido pelo ISCAC que tive a oportunidade de aumentar as minhas competências e regressar ao mercado de trabalho. Com uma forte componente prática e abarcando uma série de conteúdos programáticos relevantes e exigidos atualmente no mercado de trabalho, a frequência do MCG abriu-me portas para aumentar as minhas competências e ficar a par das mais recentes técnicas do controlo de gestão. É, sem dúvida, uma aposta ganha na competição laboral!"
(Inês Pinho, Critical Software)
"A conclusão do Mestrado em Controlo de Gestão e sobretudo a possibilidade de durante o mesmo desenvolver trabalhos no âmbito da minha atividade contribuiu em muito para a minha progressão profissional, destaco ainda a possibilidade que é dada de efetuar um trabalho de projeto como trabalho final. No meu caso concreto, o trabalho de projeto que efetuei em estreita ligação com a escola e com a entidade empregadora foi aplicado na prática, não posso estar mais satisfeito pois para além dos conhecimentos e competências adquiridas na área de controlo de gestão este mestrado deixa algo que é hoje usado como uma ferramenta de trabalho."
(Artur Figueiredo, EDP Distribuição)
"Controlo de Gestão - Um Mestrado para a vida prática Após me Licenciar em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fazer uma Pós-graduação em Gestão das Organizações do 3.º Setor na Coimbra Business School, deparei-me com a oportunidade de ingressar no Mestrado em Controlo de Gestão (MCG) na última escola. Percebi que o meu percurso profissional no seio das Empresas exigia a capacidade de acompanhar eficazmente a área do controlo de gestão. As empresas apelam a uma gestão eficaz, eficiente e racional, não fossem os tamanhos desafios económicos da atualidade. Assim, o MCG configura um passo acertadíssimo para quantos procuram crescer profissionalmente nesta área. Tanto para os que pretendem fortalecer os seus conhecimentos, como para aqueles (como eu) que não apresentavam no seu percurso académico tais áreas de estudo. As vantagens deste Mestrado prendem-se desde logo com a vertente prática das disciplinas lecionadas. Sem prejuízo da teoria indispensável, somos confrontados com problemáticas e casos reais que pontificam a vida das Empresas. É sem dúvida um Mestrado virado para a profissionalização dos alunos, que nos prepara para a vida empresarial real. Ao mesmo tempo, é lecionado por Professores com uma experiência profissional ímpar, que sentiram na pele os desafios das organizações e são capazes de os transportar para a sala de aula."
(José Miguel Simões, Steconfer)
"Sendo licenciada em Biotecnologia, vi no Mestrado em Controlo de Gestão uma excelente oportunidade de complementar e enriquecer a minha formação académica. O desafio foi superado e em muito contribuiu para o meu crescimento profissional, em primeira instância a abertura imediata de portas no mercado. O percurso letivo desenrolou-se naturalmente, mesmo para quem vem de áreas tão díspares!"
(Ana Rafaela Coelho, KLC)
Últimas Ofertas Estágio/Emprego
Emprego
Lisboa
Auditoria / Contabilidade / Gestão
Emprego
Lisboa
Informática
Emprego
Vila Nova de Gaia
Informática

<a href="https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=17Qnepijt3I">Video ISCAC</a> mapa
GPS: N 40º 12' 34.50" | W 8º 27' 7.00"
Contactos

Quinta Agrícola - Bencanta
3040-316 Coimbra

 

Tel: +351 239 802 000
Fax: +351 239 445 445
E-Mail: geral@iscac.pt