Loading
linkedin youtube rss
Candidatos
Provas de acesso ao ensino superior para os maiores de 23 anos - 2020/2021

Candidatura: 1 a 26 de abril de 2020

As provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores dos Maiores de 23 Anos (M23) destinam-se a permitir às pessoas que "completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano anterior que antecede a realização das provas" e que não tiveram oportunidade de frequentar o Ensino Superior, a possibilidade de o fazerem.

Se completou 23 anos até 31 de Dezembro de 2019, não é titular de habilitação acesso ao ensino de superior e não se encontra abrangido pelo estatuto do estudante internacional (Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho), pode inscrever-se para realizar provas.

A aprovação nas provas concede a habilitação de acesso adequada para se candidatar ao (s) curso(s) em que realizou provas.

Relativamente aos candidatos que obtiveram a menção "Aprovado" nas provas de acesso a um curso de Licenciatura, há menos de três anos (2018 ou 2019), e que pretendam efectuar a candidatura à inscrição em 2020, as respectivas provas serão consideradas para efeitos dos concursos especiais (maiores de 23) no ano lectivo 2020/2021.

A avaliação da capacidade para a frequência de um curso de Licenciatura no ISCAC integra, obrigatoriamente, três componentes, realizadas pela seguinte ordem:

1º -  Realização de uma prova específica (ver tabela e conteúdos programáticos)

2º -  Avaliação curricular:

A avaliação curricular é feita com base na apreciação do curriculum vitae de cada candidato, devidamente documentado. Os critérios de classificação deverão ser previamente definidos pelo júri (ver grelha de avaliação curricular)

3º - A Entrevista destina-se a:

1.        Discutir aspectos específicos do curriculum vitae do candidato;

2.        Apreciar e discutir as motivações apresentadas pelo candidato para a escolha do curso e do estabelecimento de ensino feita pelo mesmo;

3.        Fornecer ao candidato informação sobre o curso, seu plano, exigências e saídas profissionais;

4.        Apreciar as capacidades de expressão oral e cultural geral do candidato.


Todas as candidaturas serão submetidas através do Portal inforestudante@ipc.pt, devendo os candidatos juntar toda a documentação obrigatória *:

  • Fotocópia documento de identificação *(com autorização expressa de cedência de cópia para efeitos de processo individual)
  • Comprovativo de Residência (candidatos estrangeiros)
  • Fotocópia do certificado de habilitações*
  • Curriculum Vitae detalhado *
  • Outros elementos entendidos como relevantes para a apreciação da candidatura

Para além dos documentos obrigatórios a submeter, o candidato tem que aceitar as seguintes condições (caso contrário não consegue submeter a candidatura):

Idade do Requerente: Declaro que completo 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, de acordo com o nº 1, alínea a) do artigo 2 do Regulamento Provas Avaliação Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do IPC aos Maiores de 23.

Condições Prévias: Declaro que preencho as condições prévias requeridas para cada curso, quando existam, de acordo nº 1, alínea b) do artigo 2 do Regulamento Provas Avaliação Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do IPC aos Maiores de 23.

Habilitação de Acesso: Declaro que não sou titular de habilitação de acesso ao ensino superior, entendendo-se como habilitação de acesso a titularidade do 12.º ano ou equivalente e a realização e obtenção de aprovação nas provas de ingresso para o curso onde pretende ingressar.

Estudante Internacional: Declaro não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.

Aprovação nas Provas: Declaro que tomei conhecimento que a aprovação nestas provas não confere, por si só, o direito à matrícula/inscrição num curso, ficando sujeito à candidatura ao Concurso Especial, de acordo com a legislação e os prazos em vigor.


Os candidatos deverão ainda proceder ao pagamento da taxa de candidatura no valor de 50 euros, devendo para o efeito usar as referências multibanco disponíveis após a lacragem  da candidatura.


Aconselhamos a leitura do regulamento das provas de acesso ao ensino superior para os Maiores de 23 anos, bem como a consulta das provas específicas a realizar em cada curso e o manual de candidatura (Documentos)

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte por e-mail academicos@iscac.pt ou para o telefone 239 802 018 (14.00 - 17.00).


Notas:

A apresentação de processos de candidatura incompletos, designadamente no que se refere a elementos essenciais para permitir a sua correcta apreciação e a aplicação dos procedimentos de selecção e seriação, implicará o indeferimento liminar das candidaturas.


Na análise das candidaturas, poderá o júri do concurso, caso o entenda, solicitar aos candidatos a comprovação de elementos constantes dos processos enviados.

Caso pretenda candidatar-se a mais do que um curso deverá efectuar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente.

 

 

Últimas Ofertas Estágio/Emprego
Estágio
Lisboa
Gestão / Marketing / Secretariado
Estágio
Lisboa
Gestão / Marketing / Secretariado
Estágio
Lisboa
Gestão / Marketing / Secretariado

<a href="https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=17Qnepijt3I">Video ISCAC</a> mapa
GPS: N 40º 12' 34.50" | W 8º 27' 7.00"
Contactos

Quinta Agrícola - Bencanta
3040-316 Coimbra

 

Tel: +351 239 802 000
Fax: +351 239 445 445
E-Mail: secretariado@iscac.pt


Elogios, Sugestões, Reclamações
A sua opinião é importante para nós!